Escola Cultural

Formulação da estratégia como um processo coletivo.

About these ads

3 Comentários

  1. Esta oitava escola, dentro das Escolas Descritivas, formula uma estratégia que basei-se princiapalmente em um ambiente que visa principalmente a unidade de seu ambiente interior, ous seja, prima pela integralidade de sua esfera interna para que assim possa expandir e alcnaçar o ambiente externo. Com esta característica, consegue ter uma visão ampla da organização adotando um cenário pautados em relacionamentos sociais e econômicos.

    Nesta escola, pontos importantes para sua formulação, estão:

    1. Estilo de tomada de decisões: atuando como filtro ou lente que alteram as percepções e estabelecem premissas nas decisões dos tomadores de decisão.

    2. Resistência a mudanças estratégicas: o compromisso comum com as crenças encoraja a consistência no comportamento da empresa, desencorajando mudanças.

    3. Superação da resistência: a consciência das cresças enraizadas que provoquem impedimentos deve empreender revisões e orientar os dirigentes a desenvolver um consenso de busca da flexibilidade e inovação.

    4. Valores dominantes: empresas bem-sucedidas são norteadas por valores-chave (atendimento, qualidade, flexibilidade) que provêem a vantagem competitiva.

    5. Cultura material: crenças e valores criam objetos e estes moldam a cultura; os recursos tangíveis e intangíveis interagem com os membros da organização na produção da cultura material.

    6. Cultura como recurso-chave: a empresa não deve ser vista como a soma de ativos tangíveis e sim como sua cultura desenvolveu os ativos intangíveis – seu capital de conhecimentos – que lhe dá a vantagem competitiva sustentada.

    7. A formação da estratégia é visto como um processo coletivo.

    • Amém! O JOSEMAR JÁ DISSE TUDO, ARRASOU!!

  2. Esta escola está voltada para os interesses comuns e integração dentro da organização e tem por objetivo otimizar determinada área de resultado e não a organização como um todo. Portanto trabalha com decomposição dos objetivos e políticas estabelecidas no planejamento estratégico.


Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.